Minha Jornada Me Libertando da Google 01 - Chat e Gmail

Publicado em 25 Abr 2020

Eu não sou recluso de jeito nenhum, apenas privado.
— Don DeLillo

Então, aqui vamos nós, é hora de começar de fato a nos libertarmos da Google. Como eu disse, não será fácil, mas concluiremos todo o processo bem rapidinho. Porém, primeiro, eu gostaria de dizer que não sou, de jeito nenhum, afiliado a nenhuma das ferramentas e serviços sugeridos aqui, nem estou dizendo que eles são os melhores que existem. Eles são apenas os que funcionaram pra mim e espero que funcionarão pra vocês também.

Eu decidi que seria uma boa ideia começar com ferramentas de chat e Gmail. Todos sabemos o quanto e-mail e chat fazem parte do nosso cotidiano. Eu também entendo que você, provavelmente, já vem há um tempo confiando informações e aspectos importantes da sua vida à essas ferramentas, mas mudar hábitos requer um pouco de esforço e sacrifício.

Chat

Vamos ser sinceros, a Google pode ser boa no que faz, mas ela não tem muito sucesso com ferramentas de chat, pelo menos não até agora. A empresa já tentou diversas vezes competir com aplicativos mais populares como o WhatsApp, mas sem sucesso até o presente momento. Alguns dos serviços descontinuados pela empresa são o Google Talk, Google Allo e Google Hangouts (que está agendado para ser descontinuado no final desse ano).

De todo jeito, vamos falar brevemente sobre os esforços atuais da empresa e sugerir algumas alternativas que respeitam a sua privacidade para cada um deles:

Todos nós sabemos que as ferramentas de chat mais usadas não pertencem à Google, mas tenha em mente que as sugestões abaixo também servem para tais ferramentas populares. Bom, vamos agora falar sobre as alternativas.

EDIÇÃO (26 Abr 2020): Wiktor Kwapisiewicz no Mastodon comentou que alguns clientes XMPP/Jabber, como o Conversations, irão ter suporte a chamadas de áudio e vídeo criptografadas ponta-a-ponta, fazendo com que eles também sejam uma ótima alternativa ao Google Duo. Para ter uma boa experiência, entretanto, o servidor deve ter suporte a STUN e TURN.

Em qualquer rede descentralizada, você pode se communicar com qualquer pessoa em qualquer servidor independente do servidor que você está cadastrado, a não ser que o servidor que você escolheu possui uma restrição específica imposta pelo administrador. A propósito, sinta-se a vontade para me mandar um oi via Matrix ou XMPP/Jabber.

Gmail

Deixa eu começar dizendo o seguinte:

Você NÃO precisa de uma conta do Gmail para criar uma conta Google!

Eu espero que você não vá precisar de uma conta Google de jeito nenhum, mas se você se encontrar em uma situação em que precisa criar uma, tenha em mente que você pode usar qualquer endereço de e-mail que você quiser.

E-mail é provavelmente um dos exemplos mais antigos de descentralização e talvez um dos principais meios de comunicação, principalmente no ambiente corporativo. Quando eu falo em descentralização, eu me refiro a, por exemplo, se você tem uma conta do Gmail, você pode falar com pessoas não apenas do mesmo servidor (Gmail), mas também com pessoas de outros servidores (Outlook, Yahoo! e etc). E-mail, assim como XMPP/Jabber e Matrix, não é controlado por uma única entidade, seus servidores se comunicam entre si "falando" o mesmo protocolo.

No entanto, Gmail tem um histórico de espionar os e-mails dos usuários com o objetivo de propagandas direcionadas, uma "característica" que até a Microsoft explorou, naquele tempo, para atrair usuários do Gmail para seu próprio serviço de e-mail, o Outlook, apesar de que a Microsoft irá invadir a sua conta de e-mail se eles julgarem necessário.

Nós falamos de e-mail e de algumas peculiaridades do Gmail, até trouxemos Microsoft Outlook para a conversa, agora é hora de apresentarmos a alternativa. A que estou usando e recomendo é Tutanota.

Tutanota é um serviço de e-mail seguro, criptografado e sem propagandas (que também oferece uma agenda criptografada, mas falaremos sobre agendas em uma das próximas postagens). Tutanota não só é software livre mas também é gratuito; planos pagos também estão disponíveis para usuários individuais e empresas.

Eles também prometem um algoritmo de compressão de e-mails de ponta, para todos os planos, que deve comprimir de 5 a 10 vezes todos os e-mails não criptografados de ponta-a-ponta, dando ao usuário um espaço virtual grátis de armazenamento de até 10 GB.

Então, a não ser que você deseje hospedar seu próprio serviço de e-mail, Tutanota é uma ótima alternativa para te ajudar a se libertar do Gmail. Ela não coleta (e consequentemente não compartilha com terceiros) suas informações pessoais, oferece criptografia ponta-a-ponta e respeita a sua privacidade!

Tudo indo bem até agora

Nós conseguimos dar o primeiro passo, talvez um dos mais difíceis: chat e e-mail; duas das mais usadas formas de comunicação online. Até o presente momento, o processo está sendo mais fácil do que eu estava esperando.

As próximas sugestões já estão definidas e eu devo publicá-las nos próximos dias. Fiquem de olho, nós ainda temos uma quantia razoável de ferramentas a discuitir... um passo de cada vez.

Você é um usuário do Tutanota ou está usando uma das alternativas de chat? Já tentou migrar para algum deles mas desistiu? Eu adoraria ler sobre a sua experiência.

Quer deixar um comentário?

Mesmo que a seção de comentários não esteja disponível, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo e me falar o que você acha dessa postagem.